Como criar uma bio de sucesso no instagram

Atualizado: Fev 27




A biografia ou bio do seu Instagram é uma das coisas mais importantes para manter um perfil profissional e se fizer de forma estratégica, até ganhar novos seguidores.


Poucas pessoas dão importância ao que se coloca na bio do Instagram e muitas vezes acabam colocando qualquer coisa, isso com certeza não é a melhor escolha quando se pensa em ter um perfil profissional no Instagram.


Em apenas 150 caracteres, a bio do Instagram é um espaço gratuito que o Instagram te dá para que você se autopromova, portanto, é muito importante que use esse espaço com sabedoria e com estratégia.





Porque é importante uma biografia estratégica


A grande verdade é que a bio é uma das primeiras coisas quando um novo usuário encontra o seu perfil, e se sua bio estiver otimizada com as estratégias certas, tem grandes chances de novos visitantes sentirem vontade de seguir seu perfil.


Lembrando que não basta apenas uma bio atraente. Uma boa foto de perfil e um feed impecável também contam muito na tomada de decisão de apertar ou não o botão de seguir.



[Aprenda a ganhar dinheiro com o seu perfil do Pinterest]


Nome + Nicho


Há quem diga que no Instagram não é possível encontrar perfis por segmentação pois a plataforma não faz a leitura de legendas como o Google.


A grande verdade é que existe uma forma de ser mais encontrado dentro do Instagram se você colocar o seu nicho no lugar do seu nome como eu fiz no meu perfil de Dicas. Veja abaixo:



Desta forma, quando uma pessoa pesquisar por "Dicas de Instagram" na barra de buscas, as chances de encontrar meu perfil são grandes. Verá que meu perfil está cheio de dicas de Instagram e engajamento e irá me seguir.


Também funciona se colocar seu nome + seu nicho, como por exemplo "Ana Carolina | Dicas de Instagram" as chances de aparecer nas buscas são as mesmas.


[Baixe agora 30 posts para o seu Instagram]


Sobre o que é seu perfil (frase de efeito)


Uma outra estratégia é colocar uma frase sobre o que é seu perfil logo na primeira linha da sua bio.


Desta forma, as pessoas logo saberão sobre o que é seu conteúdo e poderão decidir se querem te seguir ou não.


Veja abaixo como eu fiz nos meus dois perfis: em um eu usei uma frase convidativa e no outro em coloquei em tópicos o que eu faço e provavelmente o que as pessoas verão no meu perfil caso decidam me seguir.