Como criar uma bio de sucesso no instagram

Atualizado: Fev 27




A biografia ou bio do seu Instagram é uma das coisas mais importantes para manter um perfil profissional e se fizer de forma estratégica, até ganhar novos seguidores.


Poucas pessoas dão importância ao que se coloca na bio do Instagram e muitas vezes acabam colocando qualquer coisa, isso com certeza não é a melhor escolha quando se pensa em ter um perfil profissional no Instagram.


Em apenas 150 caracteres, a bio do Instagram é um espaço gratuito que o Instagram te dá para que você se autopromova, portanto, é muito importante que use esse espaço com sabedoria e com estratégia.





Porque é importante uma biografia estratégica


A grande verdade é que a bio é uma das primeiras coisas quando um novo usuário encontra o seu perfil, e se sua bio estiver otimizada com as estratégias certas, tem grandes chances de novos visitantes sentirem vontade de seguir seu perfil.


Lembrando que não basta apenas uma bio atraente. Uma boa foto de perfil e um feed impecável também contam muito na tomada de decisão de apertar ou não o botão de seguir.



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Nome + Nicho


Há quem diga que no Instagram não é possível encontrar perfis por segmentação pois a plataforma não faz a leitura de legendas como o Google.


A grande verdade é que existe uma forma de ser mais encontrado dentro do Instagram se você colocar o seu nicho no lugar do seu nome como eu fiz no meu perfil de Dicas. Veja abaixo:



Desta forma, quando uma pessoa pesquisar por "Dicas de Instagram" na barra de buscas, as chances de encontrar meu perfil são grandes. Verá que meu perfil está cheio de dicas de Instagram e engajamento e irá me seguir.


Também funciona se colocar seu nome + seu nicho, como por exemplo "Ana Carolina | Dicas de Instagram" as chances de aparecer nas buscas são as mesmas.


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Sobre o que é seu perfil (frase de efeito)


Uma outra estratégia é colocar uma frase sobre o que é seu perfil logo na primeira linha da sua bio.


Desta forma, as pessoas logo saberão sobre o que é seu conteúdo e poderão decidir se querem te seguir ou não.


Veja abaixo como eu fiz nos meus dois perfis: em um eu usei uma frase convidativa e no outro em coloquei em tópicos o que eu faço e provavelmente o que as pessoas verão no meu perfil caso decidam me seguir.








Use uma frase convidativa, que cative as pessoas a te seguirem no Instagram por que seu conteúdo irá ajuda-las de alguma forma.


Esse tipo de estratégia converte muito pois a pessoa se sente intima do seu perfil, principalmente quando a sua frase diz exatamente o que ela está buscando.





Localização


Colocar a sua localização na bio é muito importante para que seus seguidores e futuros seguidores saibam de onde você é.


Também é importante para as marcas saberem se vale a pena ou não anunciar no seu perfil. Isto é claro, se você pensa em fazer parcerias e publis com o seu perfil do Instagram.


Se você for uma loja ou uma empresa, é importante para que as pessoas saibam de onde vem os produtos que comprará.


Abaixo eu mostro um print do meu perfil pessoal onde eu compartilho sobre minha rotina e meu trabalho, ali eu deixo o "RJ" bem no topo da minha bio porque eu acho muito importante que saibam que sou do Rio de Janeiro.




Informações extras


Nas ultimas linhas da sua bio é interessante você colocar as informações mais importantes do seu perfil que ainda não foram citadas anteriormente.


Nos meus dois perfis eu coloquei sobre meus trabalhos e meus serviços de mentoria e consultoria para o Instagram.


Veja só:




É importante que você avise sobre o que você vende (caso venda alguma coisa), assim tem a chance de conseguir novos clientes.


Eu coloquei também um @ de cada perfil para que fique um linkado ao outro.


Você pode colocar o que quiser mas lembre-se: apenas informações relevantes. Talvez se colocar qualquer coisa neste espaço pode acabar poluindo a sus bio e estragando toda a estratégia.


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CTA (Call to action) / Link da bio


Esse é um espaço que você não deve desperdiçar nunca. O link da bio é um espaço gratuito que o Instagram te deu para você levar as pessoas a te acompanharem em outro lugar.


Caso você seja uma loja ou empresa, é importante que coloque ali o link para comprar seus produtos ou serviços.


Caso você seja um influenciador, coloque seu canal no Youtube, grupo do telegram ou até mesmo um link de afiliado.


Mas nunca fique sem um link na sua bio de maneira alguma.


Nos meus perfis eu uso um link do Linktree que me permite usar vários links em um lugar só.


Lá eu coloco meus links de afiliados, meu canal, meu site, meus produtos e link para mentoria comigo.


Vale também colocar uma frase de efeito para que as pessoas sintam vontade de clicar no seu link.


Eu usei "Vem crescer seu perfil", assim todos que tiverem interesse em crescer o perfil do Instagram comigo, irão clicar no meu link.


Se você leu até aqui, por favor me siga nas redes sociais para acompanhar mais do meu trabalho.


Espero que esse post tenha te ajudado!


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