Quanto cobrar por um post no instagram?

Atualizado: Fev 24




Se você faz conteúdo para o seu Instagram provavelmente tem a intenção de lucrar com posts e vídeos dentro da plataforma.


A maioria das pessoas fazem conteúdos muito bons e até já fazem algumas parcerias dentro do Instagram mas a verdade é que não sabem quanto cobrar ou nem imaginam que é possível ganhar dinheiro dentro do Instagram.


Neste post eu vou te contar os passos importantes para você saber quanto você deve cobrar pelos seus posts no Instagram e quem sabe fazer disto o seu trabalho principal.


É muito importante que você leia esse artigo até o final e que me siga no meu Instagram @meuigbonito para acompanhar dicas diárias de como crescer o seu perfil do Instagram.





Engajamento vale muito dinheiro


O que muita gente não sabe é que quanto mais alto for o seu engajamento dentro do Instagram mais dinheiro você pode cobrar pelo seu conteúdo.


Engana-se quem ainda acredita que o número de seguidores é o mais importante, pois não adianta ter 20k seguidores se eles não são engajados com o seu conteúdo.


Então a primeira coisa que você precisa saber para começar a cobrar dinheiro pelos seus posts no Instagram é se os seus seguidores estão engajados com o seu conteúdo.


Para isso pergunte a si mesmo:

  • Eu recebo muitos likes nas minhas fotos?

  • Eu recebo muitos comentários nas minhas fotos?

  • As pessoas me enviam mensagens no direct?

  • As pessoas reagem e respondem aos meus stories?

  • Eu tenho grandes visualizações nos meus reels?

Se essas perguntas obtiverem respostas positivas, então saiba que seu perfil é bastante engajado e já deve começar a cobrar pelos seus conteúdos.


Isso é muito importante porque quando uma marca tem interesse em anunciar com você, espera ter um retorno em vendas através do seu conteúdo, e quando isso não acontece, a marca tem prejuízos.


Logo não é interessante para a marca anunciar com você se não tem pessoas que realmente te acompanhem.



[Leia também: 6 estratégias para aumentar as visualizações no story do Instagram]



Um mídia kit poderoso


Não ter um mídia kit profissional é o maior erro que um criador de conteúdo da internet pode cometer. O mídia kit é um documento que centraliza todas as informações do seu perfil como nicho, público, engajamento, valores e referências. Ele é muito importante para que a marca saiba com quem estará anunciando.


Blogueira amadoras costumam pedir parcerias e enviar informações por texto nas mensagens do perfil da marca de interesse e isso mostra como a blogueira não está preparada e não é profissional o suficiente para trabalhar com parcerias.


Para mostrar profissionalismo, o melhor caminho é tratar todos os detalhes por e-mail e enviar um mídia kit profissional e atualizado.


Desta forma a marca verá que estará fechando uma parceria séria e profissional e que muito provavelmente terá os resultados que espera.