top of page

Como montar sua pauta de conteúdo

Atualizado: 24 de fev. de 2021




Quem faz mentoria comigo e me acompanha nas redes sociais sabe que sempre bato na tecla de que é muito importante se manter consistente no Instagram, no Youtube e em qualquer outro lugar da internet desde que seu objetivo seja crescer e bombar o perfil.


Só que de nada adianta ser frequente se você não tem planejamento. E para que isso seja possível, uma pauta de conteúdo é essencial.


Hoje quero te contar as etapas para criar a sua pauta de conteúdo e porque é tão importante você levar a ideia de planejar seu conteúdo antes muito a sério.







SEMPRE ANOTE AS IDEIAS


Para que seu conteúdo seja frequente e você tenha uma pauta sempre atualizada, crie o hábito de anotar suas ideias. Pode parecer difícil no começo, mas como tudo no nosso cérebro é treinável, depois de um tempo você não pensará duas vezes antes de anotar suas ideias.


Não sei se com você é assim mas as minhas melhores ideias vem quando eu estou tomando banho ou lavando a louça, e nunca hesito em parar tudo o que estou fazendo para anotar minhas ideias na pauta.


Assim, na hora de criar meu conteúdo, não preciso ficar forçando lembrar a ideia, pois estará tudo anotado na minha pauta.


E mais: Nunca confie no seu cérebro, você vai esquecer.



SEPARE UM LUGAR ESPECÍFICO


É de extrema importância ter um lugar específico para criar sua pauta de conteúdo. Eu pelo menos já tentei agendas grandes, agendas pequenas, planners e aplicativos de organização como o Google Calendario. Mas o que eu mais me dei bem foi o Notas do celular.


Simplesmente pelo fato de eu ter esse notas em todos os lugares porque o meu celular sincroniza com o meu computador, notebook e tablet. Eu admito gostar de criar minha pauta pelo computador, mas quando não estou em casa por exemplo, basta anotar no notas do celular que ele magicamente aparecerá no notas do computador também, então pra mim é perfeito.


Se você ainda não dispõe dessa facilidade, escolha o melhor local para você. Seja a sua agenda favorita que você leva para todos os lugares ou até mesmo a sua conversa com você mesma no Whatsapp, é muito útil!


Mas o ideal mesmo de acordo com estudos é você usar uma planilha para que fique o mais organizado possível. Assim você consegue ajustar, colocar datas, editar com facilidade e grifar o que já foi postado para que o conteúdo não se repita.



MANTENHA-SE ORGANIZADO


Seja planilha ou bloquinho, você precisa se manter organizado. Não tem como anotar tudo num bolo só e achar que isso vai te ajudar na hora de criar seu conteúdo.


Lembre-se que um bom conteúdo é a chave do sucesso no Instagram, e não será possível se você não se organizar.


Se você ainda não conhece o Kit Sobrevivência Criadores de Conteúdos, clica aqui para baixar o seu. Lá você encontra 9 materiais para organizar e bombar o seu perfil inclusive planners e calendários de organização de conteúdo.





MANTENHA-SE CRIATIVO


Para que sua pauta seja útil e rica, seu conteúdo precisa ser muito bom e sem criatividade não seria possível.


Para que sua pauta dê certo, costume visitar outros perfis no Instagram que te agrade, veja o que tem de novo por lá e pense em como adaptar essa ideia no seu conteúdo (sempre dando os créditos ao criador, claro).


Vale muito a pena também pesquisar no Pinterest ideias novas de posts, fotos e textos. Inclusive, se você ainda não me segue por lá, clica aqui para seguir meu perfil e ver os posts incríveis que eu pino por lá!



ATUALIZE A PLANILHA COM FREQUÊNCIA


Uma planilha desatualizada não serve de nada, concorda?


Tenha uma rotina de atualização da planilha, e o tempo de espaço depende muito da sua frequência de postagem. Então se você posta 3x por semana, te recomendo sentar para atualizar a sua pauta uma vez por semana pelo menos.


Todos os domingos eu tiro meia horinha para atualizar minhas pautas e organizar quais conteúdos eu postarei naquela semana. Se você tem outros trabalhos paralelos, não deixe de dar atenção a sua pauta com frequência, eu tenho certeza que ela fará toda diferença na sua rotina de conteúdos e postagens.


CRIE UMA PAUTA PARA CADA PROJETO


Cada espaço do Instagram tem um modelo diferente apesar de ser tudo dentro do mesmo aplicativo. Então temos posts, reels, lives, stories, IGTVs, destaques, melhores amigos e o que mais o Instagram resolver criar, não é mesmo?


Cada cantinho desse conteúdo pede uma atenção diferente, por isso eu sugiro que você tenha uma pauta para cada modelo.


Isso não significa que você precise postar em todos os lugares, NÃO! Esteja presente apenas onde o seu conteúdo de valor aguentar. De nada adianta postar em vários lugares se forem conteúdos ruins.


Eu por exemplo posto stories todos os dias, então na minha pauta de conteúdo tem ideias do que eu posso postar nos dias que eu tiver desmotivada ou sem ideias, como por exemplo:


  • Minhas novas estratégias que estou usando para aumentar o engajamento

  • Como eu organizo minha semana/dia

  • Minha rotina na casa nova

  • Meus conteúdos no Youtube

E por aí vai.


Ter uma pauta é muito importante para que seu perfil cresça e que você vire autoridade dentro do seu nicho. De nada adianta querer ser famosa e trabalhar com o Instagram se você não leva ele a sério como uma profissional. Se organize agora e faça seu conteúdo acontecer!


Recapitulando:


  • SEMPRE ANOTE AS IDEIAS

  • SEPARE UM LUGAR ESPECÍFICO

  • MANTENHA-SE ORGANIZADO

  • MANTENHA-SE CRIATIVO

  • ATUALIZE A PLANILHA COM FREQUÊNCIA

  • CRIE UMA PAUTA PARA CADA PROJETO


Caso ainda tenha ficado dúvida sobre como criar sua pauta de conteúdo, deixa um comentário aqui ou me chama lá no Instagram que eu vou te ajudar! @anacarolinaxf





138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page