top of page

10 coisas para fazer todos os dias no seu instagram

Atualizado: 24 de fev. de 2021



Se você trabalha ou pretende trabalhar com o Instagram, ter constância no seu projeto e um bom planejamento é muito importante.


Provavelmente você concilia o seu perfil do Instagram com outros trabalhos e eu entendo que nem sempre da tempo de fazer tudo.


Mas se você quer saber: O seu Instagram só vai bombar se você ter os seus conteúdos como prioridade.


Por isso hoje eu trouxe 10 coisas para você fazer todos os dias no seu Instagram. Colocando esses tópicos todos os dias na sua rotina fica mais fácil de crescer, olha só:





Tomar café e verificar as ultimas noticias:


Isso pode ser pauta de algum story, video ou post. Toda informação é importante e pode ser aproveitada. Não perca tempo.


Eu costumo fazer isso enquanto tomo café. Para mim é extremamente prazeroso tomar meu café da manhã enquanto olho os últimos "babados" e acontecimentos da internet, aproveito esse momento para me atualizar e já ir cozinhando as ideias para acrescentar na minha pauta.


Mas não se prenda ao horário, apenas tire um momento do seu dia para fazer isso. Lembre-se que todo criador de conteúdo precisa se manter atualizado, caso contrário você fica para traz.



Checar os analytics do perfil


Importante demais para saber o que está dando certo e o que está dando errado no seu conteúdo. As vezes dedicamos muita energia em uma ideia de conteúdo que nem faz tanto sentido assim, e recebemos essa resposta quando verificamos nossos analytics.


Quando você percebe que esse conteúdo não fez tanto sucesso assim dentro da sua comunidade, é hora de desencanar e ir para a próxima ideia. Mas para isso é necessário ficar de olho no seu analytics. Você encontra ele dentro do seu perfil.





Planejar os posts de amanhã


Caso ainda não tenha planejado os próximos posts, essa é a hora. Tire pelo menos 30 minutos do seu dia para planejar seu conteúdo do dia seguinte (ou do próximo dia, dependendo do seu planejamento). Sempre fica faltando terminar aquela legenda, verificar as hashtags, aquele retoque na edição do vídeo e etc.


Interagir com os seguidores


É aqui que a magia acontece. Sem engajamento, nosso conteúdo não faz sentido e para o engajamento acontecer precisamos interagir.


Eu tiro pelo menos 15 ou 20 minutos por dia para responder minhas DMs, comentários, entrar nas hashtags que uso e interagir nas publicações.


Isso faz meu conteúdo girar e me mantém frequentemente engajada e ganhando seguidores, pois cada vez mais pessoas vem descobrindo meu perfil dessa forma.





Prospectar parceria


Nós blogueiros somos mil e uma utilidades, não é mesmo? Além de criar, fotografar, filmar, postar e interagir, também somos nosso próprio comercial.


Para que nossos jobs continuem chegando, é necessário que você vá atras dele, principalmente quando somos blogueiras iniciantes. Então se você não tem uma assessoria que faça isso por você, eu sugiro que tire 40 minutos do seu dia para prospectar suas parcerias.


Busque as marcas que mais se identifica, que você acha que seu público gostaria de conhecer e que seu conteúdo faria sentido e envie uma proposta a eles.


Tenho certeza que se fizer isso um pouquinho todos os dias fica menos cansativo no final da semana e você sempre terá jobs para fazer.


Não esqueça também de tirar um tempinho para responder seus emails de propostas no dia seguinte.


Aqui no site tem um modelo de mídia kit para você usar caso ainda não tenha um. Um mídia kit é extremamente importante para fechar suas parcerias de uma maneira profissional. Clica aqui para baixar seu template de mídia kit.


Postar story


Regra número um para manter o engajamento alto e sua audiência lembrar de você. Eu costumo começar meu dia já postando meus stories, dando bom dia e o assunto costuma fluir normalmente.


Quem faz conteúdo no Instagram e pretende crescer e trabalhar com isso, é extremamente importante fazer stories todos os dias. Pelo menos 10 stories por dia.


Pode parecer difícil e cansativo no início mas se você faz disso um hábito fica mais fácil manter a consistência.



Esse tópico está no meu checklist de começar o dia mas eu costumo postar stories várias vezes, sempre que dou uma pausa no trabalho, eu publico um repost, ou um print importante e até mesmo apareço para falar.


Publicar o post do dia


Constância, né? Claro que tudo depende do seu público, mas eu sempre recomendo que você publique no Instagram todos os dias. Aquele conteúdo incrível e valioso que todos vão querer compartilhar, curtir e salvar.


Mas se você não publica todos os dias da semana, sem problemas. Você sabe o que é melhor para o seu público. Neste caso, use esse tópico para rever o seu próximo post, mas não deixe de planejar.





Atualizar a pauta de conteúdo



Mas resumidamente falando, é um local onde você alimenta com todas as suas ideias para criar seus conteúdos a partir dali.


Todos os dias eu tiro pelo menos 10 minutos para ver minha pauta, ler tudo o que eu já escrevi e atualizar caso surja uma ideia nova.


Uma coisa que sempre acontece é eu ter uma ideia de conteúdo do nada, então eu volto na minha pauta e anoto também. Pois se eu deixo para anotar depois é certo eu esquecer, e as melhores ideias sempre vem assim do nada.


stalkear até 4 perfis do mesmo nicho que eu


É nesse momento que eu vejo o mundo acontecendo. Eu sempre procuro nas hashtags ou até mesmo no Pinterest outros perfis que fale sobre o mesmo nicho que eu.


Desta forma eu tenho novas ideias de conteúdo, pois eu vejo o que estão criando e me inspiro para fazer o meu.


OBS: Se inspirar é totalmente diferente de copiar. Caso queira usar de referência o conteúdo do amigo, não esqueça de marcar o perfil dele.


Mas no meu caso, como eu crio conteúdo sobre Marketing Digital e dicas de Instagram, as dicas são quase as mesmas. Só que eu sinto que sempre tenho algo a acrescentar, e é daí que nasce o meu conteúdo.


Interagir mais uma vez


Pois é aqui que a magia acontece. Quer crescer no Instagram? Interaja com seu público sempre, se possível, mais de uma vez por dia.


Vejo muita gente falando que não tem tempo todos os dias para interagir e responder comentários. Veja abaixo alguns momentos que você pode tirar 5 minutinhos para isso:


- Na cama ao acordar

- Na fila da padaria/elevador

- Na ida matinal ao banheiro

- No caminho do trabalho

- Depois do almoço


Tudo é questão de escolha. Você decide entre rolar o feed do Instagram atoa ou dar a atenção que a sua audiência.


RECAPITULANDO:

  1. Tomar café e verificar as ultimas noticias

  2. Checar os analytics do perfil

  3. Planejar os posts de amanhã

  4. Interagir com os seguidores

  5. Prospectar parceria

  6. Postar story

  7. Publicar o post do dia

  8. Atualizar a pauta de conteúdo

  9. stalkear até 4 perfis do mesmo nicho que eu

  10. Interagir mais uma vez


Se você chegou até aqui, é porque você realmente leva o seu perfil a sério. Então parabéns!


Se ainda não conseguiu colocar seu projeto do Instagram em prática, eu sugiro que você faça mentoria comigo. Lá eu consigo te dar o caminho das pedras para fazer o seu Instagram acontecer de uma forma totalmente personalizada.




Você me encontra nas redes sociais:





133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page